8 tendências de sustentabilidade aceleradas pela pandemia.
Apesar de em um primeiro momento a pandemia ter sido vista como um freio nas questões de sustentabilidade, logo se viu um aprofundamento da discussão do tema. Neste momento onde todos nos encontramos em um estágio de vulnerabilidade, refletimos sobre nossa vida como consumidores, investidores, gestores ou colaboradores de empresas.
?
Essa grande mudança de comportamento está levando também que empresas reflitam e façam suas mudanças seja nos produtos ou no processo produtos, enxergando o valor da sustentabilidade nos negócios.
?
Elencamos as 8 tendências de sustentabilidade que ganharam mais fôlego na pandemia e que devem pautar os negócios para uma retomada econômica baseada na Agenda 2030, da ONU.
1 - O propósito antes do lucro, humanos tratados como humanos e não mais como recursos;
2 - Menos competição e mais cooperação na construção de respostas para os dilemas da sociedade;
3 - A ascensão da noção de interdependência;
4 - Maior transparência;
5 - Investimento social privado cada vez mais estratégico;
6 - A urgência da regeneração nos negócios como parte da solução e não parte do problema
7 - A reputação baseada no valor compartilhado;
8 - A hora e vez da liderança orientada por valores e atenção maior às mudanças climáticas.
?
Esse momento de transição pós pandemia e sustentabilidade irá exigir pessoas e lideranças orientadas por valores, mais humanista, cuidadora, ecocêntrica e mais ética, perfil importante principalmente para este momento de transição.
?
Para qualquer um dos desafios pautados pelas tendências, será necessário produzir mais com menos e começar a haver mais regeneração, não só redução de impacto.
27/05/2021