Empresas criam tênis feito com chiclete
Você provavelmente já deve ter pisado com seu tênis em um chiclete na rua, não é mesmo? Não só você, mas milhares de pessoas já foram vítimas deste problema global.
O gasto para a limpeza dessa sujeira é de milhões de euros por ano, sem contar, que o chiclete demora em torno de 20 a 25 anos para começar a se decompor, o que é um grande problema ambiental.
Pensando nisso, três organizações de Amsterdã, a Iamsterdam, a empresa de design Explicit Wear e a de sustentabilidade Gumdrop, resolveram se unir para juntos criar um tênis com o chiclete reciclado.
As três criaram o Gumshoe, tênis cujas solas são feitas com os chicletes retirados das ruas. Um quilo das gomas já é o suficiente para solar quatro pares do modelo, o resto é composto por couro.
O tênis possui a sola composta por recicláveis, conhecida como Gum-Tec, feitos com 20% do chiclete. Os compostos Gum-Tec são transformados em pequenos grãos, sendo moldados no solado.
Segundo as instituições, é possível criar sapato a partir da goma, pois um dos principais ingredientes é a borracha sintética, que pode ser decomposta por técnicas já conhecidas de reciclagem.
A ideia é criar um plano de ressolamento, de forma que quando o tênis estiver gasto, os donos o leve para receber uma nova sola feita do chiclete reciclado. O intuito é dar mais publicidade ao problema, para que com o tempo surjam mais aplicações para o novo material.
Fonte: https://www.pensamentoverde.com.br/reciclagem/empresas-criam-tenis-feito-com-chiclete/
08/05/2019