Fermentação transforma resíduos orgânicos em ração para porcos no Japão
No Japão, uma empresa especializada em fermentação de resíduos orgânicos transforma esses materiais em ração para porcos, gerando economia, reduzindo o desperdício e minimizando as emissões de carbono.
A ração líquida produzida pela J.FEC, fermentada com ácido lático, reduz em 70% as emissões durante sua produção, comparada à importação de uma quantidade equivalente do exterior.
A este produto custa aos agricultores cerca de metade do preço da ração convencional. Além disso, as fazendas podem personalizar a fórmula da ração conforme suas necessidades específicas, para aumentar a gordura ou a massa muscular dos porcos.
O Japão importa quase dois terços de seus alimentos e três quartos da ração para gado, mas descarta anualmente 28,4 milhões de toneladas de alimentos. Estes resíduos orgânicos representam cerca de 40% do lixo incinerado no país.
Como o quinto maior emissor de gases de efeito estufa no mundo, o Japão estabeleceu a meta de reduzir suas emissões em 46% até 2030 e alcançar a neutralidade de carbono até 2050. A fermentação dos resíduos orgânicos é uma das ideias que surgiu para contribuir com este objetivo e demonstrar que é possível sim unir sustentabilidade à práticas agrícolas resultando em benefícios econômicos e ambientais para a sociedade.
26/09/2024