Marca lança camiseta compostável feita de algas

Marca lança camiseta compostável feita de algas
Todos os dias, usamos roupas sem saber exatamente como são feitas. A menos que você já esteja comprando roupas de marcas sustentáveis, a maioria das peças que usamos é produzida com material que não é colhido de forma responsável, muito menos biodegradável.

Pegue a cor preta, por exemplo, em nossas camisetas pretas favoritas do dia a dia. Elas são coloridas por um pigmento derivado do petróleo chamado negro de fumo. Agora, uma empresa está disposta a romper essa lógica. A Vollebak usa tecnologia para produzir camisetas e calças sustentáveis e tem como objetivo reinventar a forma como o preto é feito.

Depois que grandes porções de terra chamadas areias betuminosas são despojadas de toda a vegetação e vida animal preexistentes, o negro de fumo usado nas roupas é extraído do petróleo armazenado no subsolo. Percebendo as práticas insustentáveis ??de produção de roupas pretas, Vollebak descobriu que não é necessário cavar terra para acessar algas pretas.

Conhecida por crescer em lagos, as algas negras só precisam da luz solar e do dióxido de carbono para florescer. Tendo acesso abundante a um pigmento preto natural, Vollebak usou tecnologia de material para coletar e usar algas pretas para tingir suas camisetas de preto. O resultado foi a T-shirt Black Algae, que tem o aspecto e a aparência de uma camiseta tingida convencionalmente.

Cada camiseta da Vollebak é feita de árvores de eucalipto colhidas em florestas manejadas de forma sustentável. Uma vez que a polpa dos eucaliptos é transformada em um tecido vestível, cada camiseta é tingida com tinta de algas pretas, que continua a reter o dióxido de carbono que absorveu enquanto ainda estava viva.

Para bloquear o dióxido de carbono na camisa por até 100 anos, Vollebak usa tecnologia de captura de carbono para prender o dióxido de carbono em sua fonte de emissão. Depois de colher algas negras de seus tanques, Vollebak as submete a um tratamento térmico que as concentra na forma de pó.

“A tinta de algas pretas foi projetada para ser resistente aos raios ultravioleta, portanto, manterá sua cor por anos. Mas, como esta é uma tinta de base biológica, não se comportará exatamente como uma tinta à base de petróleo. Com o tempo, a cor preta pode clarear nas bordas próximas às costuras. Para que as algas durem o máximo possível, recomendamos lavar a camiseta à mão em água fria com o mínimo de detergente possível.”

As próprias camisetas são produzidas a partir de árvores de eucalipto colhidas em florestas manejadas de forma sustentável.

“O resto da camiseta é feito de polpa de madeira de florestas manejadas de forma sustentável. Eucalipto, faia, abeto são lascados e despolpados, antes de serem transformados em fibra, depois em fio e por fim em tecido. Toda a madeira é colhida de plantações florestais sustentáveis ??e certificada pelo Forestry Sustainability Council (FSC) e pelo Programa de Endosso de Certificação Florestal (PEFC). Representando mais de 700 milhões de acres de florestas certificadas, o PEFC é o maior sistema de certificação florestal do mundo.”

Em vez de tingir as fibras individuais da camisa de preto, a Vollebak tinge toda a superfície externa de suas camisas com tinta de algas pretas, razão pela qual a cor final de cada camiseta é mais parecida com uma marga cinza muito escura.

Como todos os materiais usados ??para produzir sua camiseta Black Algae, a camiseta pode se biodegradar em cerca de 12 semanas. Uma vez que o material tenha desaparecido, apenas a tinta de algas pretas permanecerá em um estado quase imperceptível, seguro e não tóxico. E enquanto outros materiais orgânicos liberam dióxido de carbono quando se decompõem, essa tinta continuará armazenando seu carbono por mais de 100 anos.

Projetada para ser resistente aos raios ultravioleta, a camiseta manterá sua cor por anos. “A madeira é transformada em tecido por meio de um processo produtivo ecologicamente responsável e em malha fechada. Na prática, isso significa que mais de 99% da água e do solvente usados ??para transformar a celulose em fibra são reciclados e reutilizados ”.

Uma vez que não é uma tinta à base de petróleo, a tinta de alga preta irá brilhar perto das costuras e bordas da camiseta.

Fonte: www.hypeness.com.br/2021/08/marca-lanca-camiseta-compostavel-feita-a-partir-de-algas/

02/09/2021

Leia mais notícias: