Musgo: um aliado contra a poluição.
O Projeto Respyre é uma iniciativa inovadora que busca transformar a paisagem urbana utilizando musgos para criar paredes vivas e sustentáveis em edifícios. A startup holandesa Respyre desenvolveu um tipo especial de concreto bio-receptivo que facilita o crescimento de musgos sem a necessidade de solo. Essa tecnologia permite que o musgo se nutra apenas com água da chuva e nutrientes do ar, tornando-se uma opção viável para cidades com pouca vegetação e altos níveis de poluição.
Essas paredes de musgo não só trazem mais verde para áreas urbanas como também melhoram a qualidade do ar, absorvem CO2, ajudam na regulação da temperatura e contribuem para a retenção de água da chuva, reduzindo o risco de enchentes. O projeto, que conta com apoio da Universidade Técnica de Delft e da Solar Impulse Foundation, visa levar essa solução sustentável a grandes centros urbanos no mundo, especialmente onde há desafios significativos de qualidade do ar.
O Projeto Respyre representa uma nova abordagem para tornar as cidades mais verdes e resilientes, com um impacto positivo tanto no meio ambiente quanto na qualidade de vida dos habitantes urbanos.
Assista e conheça o projeto:
22/11/2024