Reino Unido terá imposto sobre carbono a partir de 2027

Reino Unido terá imposto sobre carbono a partir de 2027

Para apoiar os produtores nacionais e reduzir as emissões, o Reino Unido introduzirá, a partir de 2027, um imposto sobre carbono nas importações de matérias-primas como aço, ferro, cimento e cerâmica.


Segundo o jornal The Guardian, o Tesouro disse que o Mecanismo de Ajuste Fronteiriço de Carbono (CBAM, na sigla em inglês) ajudará a resolver o fenômeno da “fuga de carbono”, no qual os preços dos fabricantes locais são reduzidos por rivais estrangeiros cujos governos não impõem taxas às empresas que emitem muito CO2.


“Esta taxa garantirá que os produtos estrangeiros com utilização intensiva de carbono enfrentem um preço de carbono comparável aos produzidos no Reino Unido, para que os nossos esforços de descarbonização se traduzam em reduções nas emissões globais”, disse o chanceler Jeremy Hunt. “Isto deverá dar à indústria do Reino Unido a confiança necessária para investir na descarbonização à medida que o mundo transita para emissões líquidas zero.”


O governo britânico adiantou que os encargos do CBAM dependem da quantidade de emissões na fabricação do produto importado, bem como da diferença entre o preço do carbono aplicado no país onde é produzido e o pago por equivalentes fabricados no Reino Unido.


[...]


Fonte: https://umsoplaneta.globo.com/financas/noticia/2023/12/18/reino-unido-tera-imposto-sobre-carbono-a-partir-de-2027.ghtml


27/02/2024

Leia mais notícias: