Estilista cria tênis biodegradável que, depois de velho, pode ser plantado para virar uma macieira

Estilista cria tênis biodegradável que, depois de velho, pode ser plantado para virar uma macieira

Estimativas sugerem que a vida útil de um tênis seja de, aproximadamente, 500 quilômetros. Após seu dono percorrer o equivalente a esta distância com o calçado, é hora de aposentá-lo – o que, na maioria das vezes, significa jogá-lo no lixo.


Achar uma melhor alternativa para essa geração de resíduos foi o objetivo do estilista Luc Houle, que trabalhou por sete anos no mercado da moda canadense e sempre se incomodou com o impacto ambiental do setor.


Assim surgiu o Johnny, um tênis feito com lona biodegradável que tem uma semente de macieira “plantada” em sua sola, à espera de condições ideais para germinar. O estilista não revela exatamente como chegou a esse material, mas garante que foram anos de pesquisa e que a eficácia é 100% garantida: quando a vida útil do tênis chegar ao fim, basta enterrá-lo que, em cerca de um ano e meio, uma macieira nascerá no local.


O tênis ainda é à prova d’água e tem palmilha de cortiça natural, que possui ação antibacteriana e ajuda a eliminar maus odores dos pés.


Para viabilizar a marca e colocar o tênis no mercado – a um custo de US$ 109 a unidade -, Luc criou um financiamento coletivo no Kickstarter que tinha como meta conseguir a arrecadação de US$ 55 mil. Com o apoio de quase 450 pessoas, ele ultrapassou esse valor e agora trabalha para lançar a marca até agosto de 2022.


Fonte: https://www.google.com/url?q=https://thegreenestpost.com/estilista-cria-tenis-biodegradavel-que-depois-de-velho-pode-ser-plantado-para-virar-uma-macieira/&sa=D&source=editors&ust=1650640529088341&usg=AOvVaw27RJRs1RfLxZ-Wx8XG45ve

22/04/2022

Leia mais notícias: