Upcycling: o que é e como aderir à ideia

Upcycling: o que é e como aderir à ideia
O upcycling não é uma prática nova e, inclusive, é muito comum em tempos economicamente incertos. Nos últimos tempos, no entanto, tem ganhado novo fôlego, graças às técnicas sustentáveis e à pegada ambientalmente correta que promove. O upcycling consiste, basicamente, em dar um novo propósito a materiais que seriam descartados, com criatividade e qualidade igual ou até melhor que a do produto original. O termo upcycling foi cunhado pelo ambientalista alemão Reine Pilz, em 1994. Em 2002, popularizou-se com a publicação do livro Cradle to cradle: rethinking the way we make things (no Brasil, Cradle to cradle: criar e reciclar ilimitadamente), escrito pelo arquiteto americano William McDonough em parceria com o químico Michael Braungart. Desde então, o conceito vem se propagando e conquistando diferentes modelos de negócios, que procuram cada vez mais otimizar o ciclo de vida de seus produtos e adotar hábitos mais sustentáveis de produção. A prática do upcycling reduz a quantidade de resíduos produzidos que passariam anos em lixões e aterros sanitários. Além disso, diminui a necessidade de exploração de matéria-prima para a geração de novos produtos. No caso do plástico, isso significa menos petróleo explorado; menos árvores derrubadas, no caso da madeira; e, no caso do metal, menos mineração. O upcycling também envolve uma economia significativa de água e energia, usadas tanto na exploração dos recursos naturais como, em menor escala, na reciclagem. A prática do upcycling é um dos grandes exemplos da economia circular, que propõe que os resíduos sirvam de insumo para a produção de novos produtos. Upcycling na moda O processo produtivo da indústria têxtil é complexo e necessita de grandes quantidades de energia, água, produtos químicos poluentes e exploração de outros recursos. É muito nociva para o meio ambiente e sua cadeia produtiva, muitas vezes, passa longe da ética. Na indústria da moda, o upcycling surge como uma solução que está começando a ser desenvolvida por pequenos artesãos e marcas como a Patagonia, que estimula os clientes a não comprar nada além do necessário e usar a mesma peça por vários anos. O upcycling caminha lado a lado com outros movimentos de sustentabilidade na moda, como o eco fashion e o slow fashion. Vale conhecer marcas e empresas que adotam esses conceitos em seu processo de produção. Upcycling na criação de móveis e decoração A criatividade na prática de upcycling não tem limites! Sabe aquele armário velho e quebrado que já foi lindo e que você morre de pena de jogar fora? O processo de upcycling pode garantir a continuidade do ciclo de vida desse móvel de diferentes formas – até mesmo como uma peça de decoração ou um sofá novinho. No upcycling, tudo é reaproveitável: basta ser criativo. Upcycling industrial Existem organizações de manufatura que reutilizam os resíduos em produtos que entram novamente nos ciclos de consumo. A TerraCycle, fundada em 2011 e presente no Brasil desde 2010, é um exemplo disso. A empresa aposta no upcycling como via para a conservação do planeta e já coletou mais de três bilhões de resíduos em todo o mundo, utilizando-os para criar bolsas, guarda-chuvas, cadernos, entre outros produtos verdes. Além de diminuir a quantidade de entulho a ser descartada, o upcycling contribui para a redução dos poluentes gerados na criação de novos objetos. E as possibilidades são infinitas. O pessoal do Studio Bike Furniture Design, de Michigan, nos Estados Unidos, transforma peças de bicicleta em móveis modernos e irreverentes. Vale como inspiração! Fontes: You Matter e Coexistir: consumo, sustentabilidade e moda

22/12/2020

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